quinta-feira, 14 de abril de 2011

HIERARQUIA DENTRO OS COVENS



Assunto polêmico que, hoje em dia, a maior parte da Bruxas dispensa este tipo de imposição "hierárquica". Mas, como informação, é preciso dizer que algumas Tradições mantêm a prática de proceder a 3 Iniciações diferentes para seus membros. Vamos a eles:
PRIMEIRO GRAU: é a entrada formal para a Religião Wicca, a partir da aceitação em um Coven.
 
SEGUNDO GRAU: geralmente acontece depois de algum tempo de estudo religioso e mágico dentro do coven
 
TERCEIRO GRAU: forma os chamados: "Alta Sacerdotisa" e "Alto Sacerdote". Isso pode ser descrito como o ápice do conhecimento dentro de uma Tradição específica.
 
A Iniciação no Terceiro Grau acontece, teoricamente, apenas depois que o membro completa um rigoroso programa de estudo que engloba a Magia, a estrutura dos Rituais, a dinâmica de um grupo mágico, a Mitologia da Wicca e diversas outras áreas.
 
Bem, este curtíssimo texto sobre a hierarquia é apenas para que você tenha uma pequeníssima idéia sobre cada um deles. Aconselho que procure por um bom livro para aprofundar seus conhecimentos.
Para encerrar este texto gostaria apenas de atentar para o fato de que ninguém é melhor que ninguém...ninguém é melhor ou pior por fazer parte ou nõ de um coven, grove, círculo.
Ainda, vale frisar que, por mais que tenhamos anos, décadas, séculos ou milênios de estudo e prática, ainda assim, nunca poderemos afirmar que somos detentores de todo o conhecimento sobre nossa religião. Portanto, tome cuidado!
 
QUESTIONE-SE: Será que a pessoa que se entitula sacerdote ou sacerdotisa tem condições morais, éticas, intelectuais e responsáveis para se declarar dentro do coven como hierarquicamente superior em relação aos demais?
Bem, desculpe se não agradei com meus pontos de vista e minhas colocações, mas, esta é minha opinião particular...e você não está obrigado a aceitá-la.

COVEN

Há quem prefira ser solitário, porém, há quem prefira ser parte de um coven. Posso garantir que a diferença entre um e outro é: o fato dos solitários terem de realizar os sabats e esbats sozinho, enquanto, um coven comemora com todos seus membros, mas, por outro lado, nada impede o solitário, de se reunir com outros bruxos solitários para comemorar os seus festivais em círculos de amigos e/ou bruxos solitários como vc.

Alguns alegam a necessidade de se reunir em coven, face à questão de energia... Tá certo que a energia gerada por um coven é muito mais fácil de ser construída, do que por você solitário, afinal, é maior o número de pessoa reunida e você, bruxo solitário é sozinho, mas nada que o bruxo solitário não consiga com um pouco mais de trabalho.

 Participar de um coven é uma decisão muito séria, afinal você responderá como co-autor de tudo o que for trabalhado dentro deste círculo.

Sem contar que há pessoas que acham que abrir um coven é tão simples como abrir uma barraquinha na feira...com certeza não o é! Ainda, há pessoas que se colocam no pedestal de sacerdotes e sacerdotisas e deixam-se levar pelo poder...poder...corrompe.

De qualquer forma, a decisão deve ser sua (e somente sua). Dito isto, vamos para uma breve síntese do que vem a ser um coven.

Sobre os covens: algumas tradições trabalham seu coven com 12 ou 13 membros e há covens que trabalham com 50 membros e, também, os que trabalham com apenas 3. Isto se explica pelo fato da liberdade e ausência de dogmas dentro da wicca, mas, não será difícil encontrar aqueles que afirmem veementemente que o coven deve ser formado por no máximo 13 pessoas. Alguns covens adotam uma hierarquização.

(Eu, particularmente, dispenso a importância dada a esta matéria, pois possuímos canais diretos e abertos com a Deusa Mãe e com o Deus. Sem contar no perigoso jogo de poder que pode surgir...mais uma vez...o poder corrompe. E, ainda, no perigo de cairmos na mesmice das outras religiões que possuem seus líderes, etc, etc, etc e que não vem ao caso falar.)

Sobre a questão da denominação. Há quem adote a denominação COVEN, outros CÍRCULOS ou ainda, GROVES.

 

*Abaixo seguem textos sobre as diferenças básicas sobre COVENS, CÍRCULOS E GROVES, onde a tradutora, HELENA CATARINA (infelizmente não tinha a fonte original divulgada), traz à tona algumas dúvidas comuns e em seguida um básico muito básico sobre a hierarquia dentro dos covens.



COVENS, CÍRCULO E GROVES...

Texto Traduzido por Helena Catarina, Portugal

Quando os Pagãos se encontram, alguns, fazem-no muitas vezes sob a insígnia de pequenos grupos, organizados, com nomes tão conhecidos como Grove da Antiga Floresta, Coven da Lua Crescente, Círculo Mágico, etc., mas, como se distinguem os Covens dos Círculos, os Círculos internos dos círculos externos, os Groves e os grupos de estudo? - Se decidir organizar um grupo, como lhe deverá chamar?
Para começar, nenhum destes termos está registrado legalmente, pode chamar ao seu grupo como bem entender, mas se usar certos termos inadequadamente, pode causar equívocos na Comunidade, ser ridicularizado ou até mal interpretado.
Não chame ao seu grupo Coven (a menos que os seus membros sejam Wiccans, Iniciados formalmente), e se usar a palavra "Grove", saiba que podem confundi-los com Druidas já avançados na Hierarquia. Para a maioria dos grupos que não são nem Druidas nem Wiccans, "círculo" é um termo não específico, satisfatório mas prudente - mas, ainda assim haveria a possibilidade de surgir confusão com um Círculo organizado, tal como o Circle Sanctuary, que possui uma grande rede de subscritores adeptos de Festivais e amigos, ou para complicar ainda mais o assunto, alguns Covens Wiccans usam a palavra "Círculo" como parte integrante dos seus nomes, e em vez de "coven", como é o caso do Círculo Lunar Lusitanea, - e ainda o termo "Templo" é outro termo que se poderá referir a um Coven ou a "igrejas pagãs", como alguns nos EUA...
Muitas pessoas começam por ter na ideia um grupo de estudo que pode ser constituído por alguns amigos que se encontram semanalmente para falar acerca de religiões da Natureza e talvez até de Magia.
Focam o seu interesse na educação, prática ou na partilha de informação, e o termo "grupo de estudo"* é suficientemente inócuo para que os centros comunitários pagãos reconheçam "quem é quem" e talvez surja um, formal, que vos ajude nas vossas reuniões.
A certa altura os membros do grupo de estudo, ou alguns deles, podem sentir a necessidade de se envolverem mais profundamente na prática da religião pagã... Aí poderão considerar a hipótese de organizar um círculo pagão independente, ou, se está envolvido com a "Pagan Federation ou "Covenant of the Goddess", etc, poderá ter algum apoio, se e quando aceitos.
Se é este o seu caminho de interesse, talvez prefira criar um coven... mas a maneira mais prudente de o fazer é juntar-se a um Coven já existente e receber um treino sólido e experiência, isto antes de se lançar por aí por sua conta e risco.
Ainda assim, existem pessoas que se autodedicaram e fundaram círculos sem nenhuma experiência a não ser a da leitura de alguns bons livros sobre o assunto - é um caminho difícil, mas se for culto e bom organizador, talvez seja capaz de o fazer...
Qual é a diferença entre um Grupo de estudo e um Coven?
- Um grupo de estudo existe simplesmente para que os membros possam aprender acerca de um assunto.
- Um Coven é uma organização religiosa com Sacerdotisas e Sacerdotes que se dedicam à prática da Antiga Religião (Feitiçaria ou Wicca). - As bruxas não se limitam a estudar; elas/eles celebram a mudança das estações, fazem trabalhos mágicos, curam, celebram Ritos de passagem, e procuram o crescimento espiritual ao unirem-se com as Deusas e Deuses da Natureza.
De acordo com a História, os Covens de bruxas eram originalmente muito pequenos, quais sociedades secretas criadas para manter viva a Arte, nas barbas das horríveis perseguições da Inquisição. As bruxas da Idade Média encontravam-se para celebrar os Sabbats ou Invocar a ajuda da Deusa (Tripla) e dos Deuses dos locais selvagens. Há quem acredite que estes Covens sobreviveram até á actualidade e Iniciaram pessoas , numa Tradição contínua que recua vários séculos atrás.
Se os Covens tiveram origem há mil anos atrás, ou há cinquenta, é uma questão discutível, mas o certo é que eles são uma parte vital da religião viva da wicca. A maioria dos Covens tem uma média de sete membros adultos e poucos têm mais de treze. Neste pequeno ambiente auxiliador, os laços físicos e emocionais são profundos e é realizado um trabalho mágico e espiritual intenso.
A palavra "GROVE", que originalmente se referia a um local sagrado nos bosques, tem sido utilizada de pelo menos três maneiras diferentes pelos pagãos: às vezes é simplesmente uma assembleia de pagãos sem nenhuma denominação particular (quando deveria referir-se a uma organização local de Druidas), ocasionalmente pode também referir-se a um grupo de pagãos que se encontram para cultuar sob a orientação de um coven de feiticeiras (o que mais inventarão?!) ... Casos deste tipo de terminologia falseada é grave, pois o chamar Grove ou Coven, é sinónimo de "Congregação" ou "Círculo externo", como distinção do Círculo interno, que é composto por Sacerdotes e Sacerdotisas dessa Tradição.
Na terminologia certa, todas estas organizações são as bases da apresentação do Paganismo para se exprimir ao publico, pelo que há que saber nomear correctamente o seu grupo, para se evitarem equívocos ou mesmo logros.
Um grande grupo organizado é a Pagan Federation (com sede situada no Reino Unido), ou o Covenant of the Goddess (EUA) e a Pan-Pacific Pagan Aliance ( que inclui a Austrália, Nova Zelândia e o Pacifico).
Desde grupos locais a redes regionais, o certo é que alguns Pagãos se encontram organizados, e o que antes era uma religião popular de aldeia, tribos ou nações, é agora uma tentativa para a legalidade, muito expandida pelas modernas telecomunicações e pela Internet.
O Paganismo pode ter raízes num passado distante, mas chegou na Era de um novo Mundo ...
* Actualmente, alguns destes grupos de estudo intitulam-se "conventículo" ou "conventina".

Desejo *-*



“Desejo que o seu melhor sorriso, esse aí tão lindo,
aconteça incontáveis vezes pelo caminho.
Que cada um deles crie mais espaço em você.
Que cada um deles cure um pouco mais o que ainda lhe dói.
Que cada um deles cante uma luz que,
mesmo que ninguém perceba,
amacie um bocadinho as durezas do mundo."

Lua Azul

 

A Lua do Amor

A Lua Azul tem dois ciclos: um a cada dois anos e meio e outro a cada dezenove anos; este último ciclo chama-se Ano de Menton.
A Lua azul é a segunda Lua Cheia do mês, que afortunadamente vai acontecer este ano; pelo calendário Universal, no tempo Universal, a Lua Cheia entra mais ou menos a uma da manhã, o primeiro de Junho, o que faz com que a Lua Azul, seja o próximo dia 30 do mesmo mês.
No horário brasileiro, a Lua Cheia entra hoje, as dez da Noite, o que faz com que a Lua Azul, seja hoje, pois já houve outra Lua Cheia neste mês.
Depende de cada um quando quer celebrá-la.
Na Tradição se diz que esta Lua, nos ajuda a desenvolver nossas capacidades psíquicas, durante o seu período; por isso é bom que, se quiser aprimorar-se em algum aspecto, se prepare para fazê-lo nesses dias.
O véu entre os mundos está bastante frágil, o que pode facilitar o contato com outras dimensões; ainda assim, é bom tomar precauções extras, quanto a proteção espiritual, para evitar atrair seres indesejados.
Também se diz que os pedidos feitos em rituais, ou cerimonias são rapidamente atendidos; por isso aproveite para pedir pela sua evolução, pela de todos e a do Planeta como um todo.
Diz um antigo ditado que “somente dando é que se recebe mil vezes de volta” o que se pediu,; sendo assim, se pedir a dádiva da evolução para todos, somente se beneficiará.
O tempo da Lua Azul, é influenciado pelo signo onde ela acontece, neste caso Câncer; então, tudo o que estiver relacionado com a família, estará em relevância, e podem ser especialmente tratados, e solucionados os problemas nesta área, ou melhorar as finanças familiares, da casa, ou coisas desse gênero, assim como também os relacionamentos.
A Lua Azul, é uma Lua de Amor, e este aspecto tão importante em nossas vidas, pode ser altamente beneficiado, se dermos a ele a atenção devida.
Podemos melhorar tanto o Amor por nós mesmos, como pelos outros, e principalmente pelo nosso entorno, incluindo os animais e a natureza. Serão dias ideais para trabalhar com as Fadas e o Povo Pequeno.

Banhos Ciganos



    Os ciganos revitalizam a sua energia utilizando, freqüentemente, banhos para a remoção de influências negativas. Por ser um povo de raiz nômade, seus banhos de limpeza incluem raízes e ervas, que no passado eles encontravam com facilidade em suas andanças e acampamentos.

    As folhas e frutos que eles extraíam da terra, adicionados à água recolhida diretamente dos ambientes naturais, eram usados em conjunto para a elaboração desses banhos energéticos.

    Eles sabem que a água tem uma notável capacidade de eliminar resíduos e bloqueios espirituais. E ao adicionarem folhas, raízes e frutas a esse líquido precioso que simboliza a vida, chegam à combinação ideal do banho que proporciona a restauração energética do nosso corpo físico.

    Vale lembrar que antigamente era bem mais fácil para todos nós, ciganos ou não, encontrarmos folhas verdes, frutas e raízes que eram extraídas da terra na hora.  Na vida moderna isto é fato raro. Mas, podemos adquirir as ervas verdes nas feiras, supermercados, vendedores ambulantes e casas especializadas. 

    Abaixo apresento para vocês dois banhos ciganos poderosos para o restabelecimento de nossa energia. Os dias da semana ideais para o banho são: quinta-feira, dia regido por Júpiter, que traz boa sorte e sábado, dia regido pela força das águas.


BANHO DE MANJERICÃO

(para livrar-se da negatividade e aumentar nosso poder pessoal)

1 litro e meio de água mineral sem gás (1 garrafa)
1 molho inteiro de manjericão fresco

Colocar a água no fogo. Assim que levantar fervura, jogar o manjericão na panela, deixar cozinhar cerca de 3 minutos no máximo, abafar e desligar o fogo. Quando amornar, coar a erva numa bacia média e reservar as folhas.  Depois do banho de higiene normal, com água e sabonete neutro, jogar lentamente, de preferência com uma caneca, o banho de manjericão já coado, da cabeça aos pés.

Deixe secar naturalmente e vista uma roupa clara. Use a toalha apenas para tirar o excesso de água. Não saia mais de casa nesse dia. Aproveite para fazer uma oração ou meditação. 

No dia seguinte, jogue as ervas coadas num matinho, jardim ou aos pés de uma árvore.


BANHO DE ARRUDA

(para descarrego completo)

1 litro e meio de água mineral sem gás (1 garrafa)
1 galho grande de arruda

Colocar a água no fogo. Assim que levantar fervura, jogar a arruda na panela, deixar cozinhar cerca de 3 minutos no máximo, abafar e desligar o fogo. Quando amornar, coar a erva numa bacia média e reservar as folhas. Depois do banho de higiene normal, com água e sabonete neutro, jogar lentamente, de preferência com uma caneca, o banho de arruda já coado, da cabeça aos pés.

Deixe secar naturalmente e vista uma roupa clara. Use a toalha apenas para tirar o excesso de água. Não saia mais de casa nesse dia. Aproveite para fazer uma oração ou meditação. 

No dia seguinte, jogue as ervas coadas num matinho, jardim ou aos pés de uma árvore.

É importante salientar que, não devemos deixar que as negatividades de outras pessoas ou quaisquer outras forças maléficas se instalem em nossa aura com facilidade, provocando barreiras espirituais e materiais que dificultem a nossa caminhada. Os banhos ajudam muito em nossa defesa espiritual, mas devem ser precedidos de uma força interior, que é a base de nosso sucesso na vida: fé em nós mesmos

terça-feira, 5 de abril de 2011

Quem são?



     A palavra gnomo foi primeiramente usada por Paracelso (médico e alquimista) no séc. XVI para nomear os elementais da terra. Gnomo deriva do grego Gnosis que significa saber, isto se deve ao conhecimento oculto que estes têm da terra, como onde encontrar metais e pedras.

Apesar da palavra gnomo não ser usada há mto tempo existem relatos sobre os gnomos desde as mais antigas civilizações (Inca, Grega, etc).

     Os mesmos também são chamados por muitos nomes diferentes até hoje. Os gnomos se tornaram conhecidos através das lendas populares, estas, separaram os gnomos por categorias, alguns dos tipos mais conhecidos são:


Gnomos da casa:Toda casa tem um ou mais gnomos da casa. Estes cuidam de todas as pessoas e animais do lugar. Como agradecimento as pessoas costumam deixar comidas em potinhos para eles.

 Gnomos do jardim:Segundo a crença, ao colocarmos imagens de gnomos em nosso jardim eles nos ajudam a cuidar dele. Essa história gerou um grupo de protestantes em todo o mundo, que acha que os gnomos estão sendo escravizados ou servindo apenas de decoração, violando o direito destes seres.

 Gnomos da floresta:Este tipo não gosta mto de contato com os seres humanos, cuidam das árvores, plantas e animais da floresta.

As estátuas de gnomos são usadas em vários países e representam em geral sorte, sucesso e harmonia com as forças da natureza.

A função principal dos gnomos é equilibrar as energias das plantas e dos minerais. Não são de carne e osso como nós, mas podem materializar-se assim que desejarem.

A representação mais comum dos gnomos é com um chapéu vermelho na cabeça, que é onde reside seus poderes ocultos, com botas, demonstrando sua facilidade de locomoção na terra, com cabelos e barbas brancas representando seu grande conhecimento e pureza de espírito. A aparência deles pode variar muito de acordo com a região onde são encontrados, pois costumam se parecer com os habitantes do local.

Habitam lugares reservados em um mundo paralelo ao nosso. São governados por Ghob (também chamado de Gob ou Geb) este é instruído pelo Arcanjo Gabriel.

Duendes e Gnomos

ABATURC:É o duende protetor do trabalho.

 

BASY:É o duende do dinheiro, que nos ajuda nos jogos de azar e nos protege da justiça. Se tuas preferências são jogos ou possui questões na justiça, ele te protegerá de inimigos e dívidas.

 

BERGFOLK: É um duende doméstico escandinavo de diminuto tamanho. Possui um comprido nariz e pode tornar-se invisível, ou por vontade própria, adotar a forma de um animal ou objeto. É de grande ajuda com as tarefas domésticas.Em toda a casa que existe um Bergfolk há muita alegria, ordem e boas energias.

 

BERGMALLEN:É um duende que habita nas montanhas Suíças. Possui uma estatura muito diminuta e é invisível para o olho humano. É um perito em ervas medicinais e gosta de dançar à luz da lua. Com um Bergmallen morando em seu lar, seguramente ele será muito alegre. O duende também ajudará a tomarmos boas decisões e a encontrar um bom terapeuta.

 

BOGGART: É um duende inglês doméstico. É muito travesso e aficionado em assustar as famílias movendo objetos da casa. Gosta de apresentar-se na forma de animais. Possui a virtude de conceder desejos.

 

BROWNIE:Esse é o nome de um dos duendes domésticos mais clássicos das ilhas Britânicas. Recebe diversos apelidos segundo a região ou local onde habita. Possui o aspecto que um homenzinho muito pequeno, é muito peludo, apresentando pele escura, rosto enrugado, por vezes, não apresentam nariz e não possuem os dedos separados. Somente o polegar separa-se dos outros quatro dedos que estão unidos em um só. Ele é muito serviçal e gosta de brincar com os cachorros. Adora comer pequenos pedaços de pão de centeio e beber cerveja preta. O Brownie possui a virtude de atrair boas energias e converter uma situação desfavorável em favorável.

 

BUSGOSU:É um duende dos bosques asturianos, aparentado do clássico e mitológico fauno. Seu rosto, tronco e mãos são de aparência humana, mas da cintura para baixo é similar a uma cabra. É um ser inofensivo que possui propriedades protetoras para o bosque e ajuda todo aquele que se perde nele, indicando-lhes a saída. Ele é a personificação da bondade. Com um Busgosu ao seu lado não terá medo de seguir em frente, pois ele sempre lhe indicará o melhor dos caminhos.

 

CLAUS:É o duende que nos outorga bem-estar e equilíbrio.

 

CLION:Esse duende nos outorga muita força e nos protege com seu círculo magnético que nos energiza.

 

DRAGAMM:É o duende que se dedica à proteção e cuidado dos minerais e metais preciosos. Possui a virtude de atrair bens e valores materiais, esse dentro de seu estado natural. Com Dragamm conseguirás bens materiais e alcançará uma boa posição social.

 

EDOSS:É o duende que nos ajuda a trabalharmos a falta de confiança de nós mesmos, como também, os sentimentos de inveja e ciúmes que obscurecem nossa aura. O descrédito pessoal pode levar-nos à desejos destrutivos. Edoss com seus raios de arco-íris nos traz harmonia e segurança.

 

ELIO:É um gnomo que nos ajuda a melhorar a auto-estima, nos transbordando de forças e energias, necessárias para sairmos de depressões ou superarmos grandes desilusões.

 

EUNSECH:É um duende muito poderoso, que tem por atributo afastar pessoas maliciosas de nossas vidas. Possui uma grande força interior e uma paciência infinita, ajudando-nos nos momentos mais difíceis. Com Eunsech sempre obterás muita paz.

 

GIAFAR:É o gnomo ativador de energias, necessárias para quando estamos passando por um período de muito stress. Devemos invocá-lo quando estamos com nossas defesas baixas e nos sentimos sem energia.

 

GINN:É um duende árabe que se alimenta de fumo. É muito útil aos homens, ensinando-lhes ciência e medicina ou inspirando-lhes poesia. Com Ginn encontrarás inspiração e criatividade.

 

GORGO: Desde que São Patrício o curou, Gorgo dedicou sua existência para nos libertar do mal. Ele nos ajuda nas tarefas de purificação e libertação. Gorgo te ajudará a libertar-te de toda a negatividade.

 

HARUKO:Esse duende doméstico tem um poder surpreendente e cuida da família que escolheu para viver, não permitindo que nada nem ninguém lhes cause algum dano.

 

HATMIE: É o duende encarregado de cuidar da saúde dos humanos.

 

HERSHEY:É o duende que cura nossas dolências físicas, espirituais e psíquicas, atuando com o poder ancestral da Deusa Danann. Com Hershey sentirás bem-estar físico e mental que permitirá desenvolver tudo que desejas.

 

IGOR:É um gnomo da abundância muito poderoso e ao iniciar um Novo Ano, é interessante chamá-lo para nos trazer prosperidade e harmonia.

 

JEFTE:É o duende que deve ser invocado para acomodar situações de trabalho e dinheiro.

 

JENNY é o gnomo do amor e dos apaixonados, mas que detesta mentiras e enganos. Só o chame quando houver problemas de índole amorosa ou de desunião, com o seu cônjuge ou familiar.

 

JURRY:É o duende que habita o dormitório das crianças para protegê-las.

 

KOBOLD: É um duende germano que vive no interior das árvores sagradas. Entretanto, quando escolhem uma casa para viver, se escondem nos lugares mais escuros e não se movem dali. Ele dedica-se à proteger as dinastias duêndicas da raça humana. Adotando um Kobold encontrarás a força de vontade para alcançar as tuas metas, inteligência para aplicar em teus estudos, atrair riquezas e amores.

 

LUGH:É o rei dos duendes que usa um bastão como vara mágica. Ele nos ajuda no trabalho e converte nossas pobres arcas em caldeirões de abundância e prosperidade. Com Lugh nunca de faltarás dinheiro.

 

MAGREBIN: Esse gnomo exerce efeito de limpeza tanto no interior como no exterior. Afugenta todas as ondas de negatividade que nos rodeiam. MAGREBIN ao escutar nosso chamado, virá para nos envolver com os seus raios dos sete poderes, que nos deixará mais revigorados e entusiasmados.

 

MOBARACK:É o gnomo que possui um grande poder energético e ao ser chamado, virá imediatamente desferindo luz para as partes doentes de nosso corpo. É necessário, entretanto, que tenhamos em nossa mão uma pedra de cristal de quartzo.

 

MOICO:É o duende amigo das mulheres, auxiliando nos chamados de amor e fidelidade e em tudo que se refere ao cônjuge. Com Moico florescerá o amor, existirá fidelidade entre casais e melhoram as relações afetivas de todo o tipo.

 

NAOMO:É o duende que possui a missão de proteger e cuidar de pessoas e animais. É um poderoso guardião que detesta a aspereza, a mediocridade e a grosseria. Ajuda também para solucionar depressões e angústias. Com Naomo, obterás proteção para teus entes queridos e ajuda nos estudos.

 

OLDH:É o duende que propicia a saúde, a gravidez e aumenta a fé. Alivia o mal-estar, as dores de cabeça e problemas gástricos.

 

OTBAT:
É o gnomo que cuida do caldeirão de ouro. É ele que nos orienta no que se refere ao tema de dinheiro e juízos. Ao chamá-lo, virá para iluminar nossa mente para não nos equivocarmos no caminho do dinheiro e da justiça.

 

PAN:É um gnomo que se todo invocar em qualquer momento de nossas vidas que nos for exigido calma. A ansiedade e o nervosismo pode nos levar à atos impulsivos e indesejados. PAN também nos ajuda para alcançarmos o entendimento, principalmente o âmbito familiar.

 

PHOOKA (PUCK):É um duende irlandês que adota diversas formas de animais. Algumas vezes, aparece na figura de um cão, um cavalo, um touro ou uma cabra. Vive em ruínas ou em casas abandonadas, porém à noite pode realizar trabalhos domésticos na casa de alguma família. Phooka pode nos ajudar a redesenhar nosso lar, tornando-o mais funcional.

 

PRISCOB:Duende que concede desejos aos integrantes da família que escolheu para residir.

 

PRIPARCHIS: É um duende doméstico encarregado de preservar a saúde dos animais de estimação da casa onde vive.

 

PYLOO:É o duende que propicia o amor, a união, a harmonia entre casais e famílias. Ele nos ajuda prontamente, enviando seus raios violetas que transmutam todo o negativo em positivo.

 

RIMON:Duende brincalhão e alegre que pode ser visto à margem dos lagos, confeccionando vasilhas de barro. Com Rimon terás bem-estar, proteção e muita alegria.

 

RÍSCOLO:É o duende que vela pela saúde, o dinheiro e o amor.

 

RUSTY:É um duende que trabalha a terra incansavelmente. Passa muito tempo cuidando seu território, nos ajuda na troca de trabalho e cuida das plantas. Com Rusty não lhe faltará trabalho e terá suas plantas de jardim protegidas.

 

RUPALO:É o duende que se invoca para problemas de dinheiro, cobranças e justiça. Com Rupalo obterás proteção para todas as questões econômicas e judiciais.

 

SMARK: É um duende de proteção que afasta todo o mal. Ele nos coloca em uma bolha dourada fazendo com que as más energias não nos afetem. Ele é muito especial, pois cuida e amo todos os idosos e as crianças.

 

SUMIZIUSS:É o gnomo protetor do dinheiro. Quando estiver financeiramente muito apertado (a) é a ele que se deve invocar para nos proporcionar riqueza e abundância.

 

TRUPPTY:É um duende protetor dos apaixonados. Para ele podemos fazer pedidos para encontrarmos o verdadeiro amor.

 

URUKK:É o duende que protege as crianças evitando que tenham pesadelos.

 

VERNY:É o duende que nos ajuda a nos libertarmos do baixo astral e limpa nosso lar ou casa de negócios

 

VIKRAN:É o duende que outorga força, entusiasmo, saúde, dinheiro e amor eterno.Ele está sempre afugentando todo o mal de nossas vidas. Na noite de Natal é sempre bom presenteá-los com uma taça de vinho, mel e avelãs.

 

YARK:É o duende nos presenteia com muita paciência e entendimento. Só ele nos envia a vibração necessária para lograr a calma.

 

ZOCOSS:É o gnomo do dinheiro, ao qual devemos pedir trabalho. Ele é um grande protetor e administrador monetário que nos orienta com a administração de nosso dinheiro.

 

WULL:É o duende que afasta a tristeza e depressão. Outorga também, a beleza e a sedução.