quinta-feira, 14 de abril de 2011

HIERARQUIA DENTRO OS COVENS



Assunto polêmico que, hoje em dia, a maior parte da Bruxas dispensa este tipo de imposição "hierárquica". Mas, como informação, é preciso dizer que algumas Tradições mantêm a prática de proceder a 3 Iniciações diferentes para seus membros. Vamos a eles:
PRIMEIRO GRAU: é a entrada formal para a Religião Wicca, a partir da aceitação em um Coven.
 
SEGUNDO GRAU: geralmente acontece depois de algum tempo de estudo religioso e mágico dentro do coven
 
TERCEIRO GRAU: forma os chamados: "Alta Sacerdotisa" e "Alto Sacerdote". Isso pode ser descrito como o ápice do conhecimento dentro de uma Tradição específica.
 
A Iniciação no Terceiro Grau acontece, teoricamente, apenas depois que o membro completa um rigoroso programa de estudo que engloba a Magia, a estrutura dos Rituais, a dinâmica de um grupo mágico, a Mitologia da Wicca e diversas outras áreas.
 
Bem, este curtíssimo texto sobre a hierarquia é apenas para que você tenha uma pequeníssima idéia sobre cada um deles. Aconselho que procure por um bom livro para aprofundar seus conhecimentos.
Para encerrar este texto gostaria apenas de atentar para o fato de que ninguém é melhor que ninguém...ninguém é melhor ou pior por fazer parte ou nõ de um coven, grove, círculo.
Ainda, vale frisar que, por mais que tenhamos anos, décadas, séculos ou milênios de estudo e prática, ainda assim, nunca poderemos afirmar que somos detentores de todo o conhecimento sobre nossa religião. Portanto, tome cuidado!
 
QUESTIONE-SE: Será que a pessoa que se entitula sacerdote ou sacerdotisa tem condições morais, éticas, intelectuais e responsáveis para se declarar dentro do coven como hierarquicamente superior em relação aos demais?
Bem, desculpe se não agradei com meus pontos de vista e minhas colocações, mas, esta é minha opinião particular...e você não está obrigado a aceitá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário