terça-feira, 5 de abril de 2011

Quem são?



     A palavra gnomo foi primeiramente usada por Paracelso (médico e alquimista) no séc. XVI para nomear os elementais da terra. Gnomo deriva do grego Gnosis que significa saber, isto se deve ao conhecimento oculto que estes têm da terra, como onde encontrar metais e pedras.

Apesar da palavra gnomo não ser usada há mto tempo existem relatos sobre os gnomos desde as mais antigas civilizações (Inca, Grega, etc).

     Os mesmos também são chamados por muitos nomes diferentes até hoje. Os gnomos se tornaram conhecidos através das lendas populares, estas, separaram os gnomos por categorias, alguns dos tipos mais conhecidos são:


Gnomos da casa:Toda casa tem um ou mais gnomos da casa. Estes cuidam de todas as pessoas e animais do lugar. Como agradecimento as pessoas costumam deixar comidas em potinhos para eles.

 Gnomos do jardim:Segundo a crença, ao colocarmos imagens de gnomos em nosso jardim eles nos ajudam a cuidar dele. Essa história gerou um grupo de protestantes em todo o mundo, que acha que os gnomos estão sendo escravizados ou servindo apenas de decoração, violando o direito destes seres.

 Gnomos da floresta:Este tipo não gosta mto de contato com os seres humanos, cuidam das árvores, plantas e animais da floresta.

As estátuas de gnomos são usadas em vários países e representam em geral sorte, sucesso e harmonia com as forças da natureza.

A função principal dos gnomos é equilibrar as energias das plantas e dos minerais. Não são de carne e osso como nós, mas podem materializar-se assim que desejarem.

A representação mais comum dos gnomos é com um chapéu vermelho na cabeça, que é onde reside seus poderes ocultos, com botas, demonstrando sua facilidade de locomoção na terra, com cabelos e barbas brancas representando seu grande conhecimento e pureza de espírito. A aparência deles pode variar muito de acordo com a região onde são encontrados, pois costumam se parecer com os habitantes do local.

Habitam lugares reservados em um mundo paralelo ao nosso. São governados por Ghob (também chamado de Gob ou Geb) este é instruído pelo Arcanjo Gabriel.

Um comentário: