segunda-feira, 28 de março de 2011

Cultura Cigana

Ditado Cigano: “A terra é minha Pátria, o céu é o meu teto e a liberdade é a minha religião”.


Os Ciganos são chamados de "povos das estrelas" e apareceram há mais de 3.000 anos, ao Norte da Índia, na região de Gujaratna localizada margem direita do Rio Send. No primeiro milênio d.C., deixaram o país e se dividiram em dois ramos: o Pechen que atingiu a Europa através da Grécia; e o Beni que chegou até a Síria, o Egito e a Palestina. Existem vários clãs ciganos: o Kalom (da Península Ibérica); o Hoharano (da Turquia); o Matchuaiya (da Iugoslávia); o Moldovan (da Rússia) e o Kalderash (da Romênia).
Mas essa é mais uma das hipotéses sobre a origem do Povo Cigano. Segundo a nossa Tradição os ciganos vieram do interior da Terra e esperam que um dia possam regressar ao seu lugar de origem. Nada mais podemos revelar sobre isto, pois trata-se de um dos nossos "segredos" mais bem preservados. Fiquem portanto com a imaginação!

O grande lema do Povo Cigano é: "O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cerceadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas. Em sua maioria, os ciganos são artistas (de muitas artes, inclusive a circense); e exímios ferreiros, fabricando seus próprios utensílios domésticos, suas jóias e suas selas. Levam uma vida muito simples: consertando panelas, vendendo cavalos, fazendo artesanato (principalmente em cobre - o metal nobre desse povo), lendo as cartas do Tarot e a "buena dicha" (a boa sorte). Na verdade cigano que se preza, lê os olhos das pessoas (os espelhos da alma) e tocam seus pulsos (para sentirem o nível de vibração energética) e só então é que interpretam as linhas das mãos. A prática da Quiromancia para o Povo Cigano não é um mero sistema de adivinhação, mas, acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, a mente e o espírito; sobre a saúde e o destino. O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.
Mitologicamente o Povo Cigano está ligado à Kalí - a deusa negra da mitologia hindu, associada a figura de Santa Sara, cujo mistério envolve o das "virgens negras", que na iconografia cristã representa a figura de Sara, a serva (de origem núbia) que teria acompanhado as três Marias: Jacobina, Salomé e Madalena, e, junto com José de Arimatéia fugido da Palestina numa pequena barca, transportando o Santo Graal (o cálice sagrado), que seria levado por elas para um mosteiro da antiga Bretanha. Diz o mito que a barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, às margens do Mediterrâneo, que por sua vez ficou conhecido como "Saintes Maries de La Mer", transformando-se desde então num local de grande concentração do Povo Cigano. Santa Sara é comemorada e reverenciada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, através de uma longa noite de vigília e oração, pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de velas azuis, flores e vestes coloridas; muita música e muita dança, cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e o eterno "retorno dos tempos".
O líder de cada grupo cigano, chama-se Barô e é quem preside a Kris Romaris (Conselho de Sentença ou grande tribunal com suas próprias leis e códigos de justiça, onde são resolvidas todas as contendas e esclarecidas todas as dúvidas entre os ciganos liderados pelos mais velhos). O mestre de cura (ou xamã) é um Kaku (homem ou mulher) que possui dons de grande para-normalidade. Eles usam ervas, chás e toques curativos. Os Ciganos geralmente se reúnem em tribos para festejar os ritos de passagem: o Nascimento, a Morte, o Casamento e os Aniversários; e acreditam na Reencarnação. Estão sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças.
Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o Cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã. Onde quer que estejam, os Ciganos são logo reconhecidos por suas roupas e ornamentos, e, principalmente por seus hábitos ruidosos. São um povo cheio de energia e grande dose de passionalidade. São tão peculiares dentro do seu próprio código de ética; honra e justiça; senso, sentido e sentimento de liberdade que contagiam e incomodam qualquer sistema. Mas, a comunidade cigana ama e respeita a natureza, os idosos e todos os membros do grupo educam as crianças de todos, dentro dos princípios e normas próprios de uma tradição puramente oral, cujos ensinamentos são passados de pai prá filho ou de mestre para discípulo, através das estórias contadas e das músicas tocadas em torno das fogueiras acesas e das barracas coloridas sempre montadas ao ar livre (mesmo no fundo do quintal das ricas mansões dos ciganos mais abastados), como em Taquaral, perto de Campinas - São Paulo.

CIGANOS NÃO ROUBAM CRIANCINHAS
As crianças normalmente só freqüentam até o 1o. Grau nas escolas dos gadjés (não-ciganos), para aprenderem apenas a escrever o nome e fazer as quatro operações aritméticas. Claro que com o acelerado processo de aculturação, um bom número de ciganos (bem disfarçados) vão às universidades e ocupam cargos de importância na vida de um país. Alguns são médicos, engenheiros, advogados; alguns tornam-se ministros e outros até presidentes. Porém os de maior expressão na sociedade são artistas plásticos, comerciantes, joalheiros e músicos famosos. Tivemos dois Presidentes brasileiro de origem cigana: Washington Luiz e Jucelino Kubitshek
Para o Povo Cigano, a Lua Cheia é o maior elo de ligação com o "sagrado" quando são realizados mensalmente os grandes festivais de consagração, imantação e reverenciação. A celebrações da Lua Cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, do vinho e das comidas, com danças e orações.Também para os ciganos tudo na vida é maktub (está escrito nas estrelas), por isso são atentos observadores do Céu e verdadeiros adoradores dos astros e dos sidéreos. Os ciganos praticam a astrologia da Mãe Terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos.

Na culinária cigana são indispensáveis: o cravo, a canela, o louro, o manjericão, o gengibre, os frutos do mar, as frutas cítricas e as frutas secas, o vinho, o mel, as maçãs, as pêras, os damascos, as ameixas e as uvas que fazem parte inclusive dos segredos de uma cozinha deveras afrodisíaca. O punhal, o violino, o pandeiro, o leque, o xale, as medalhas e as fitas coloridas; o coral, o âmbar, o ônix, o abalone, a concha marinha (vieira), o hipocampo (cavalo-marinho), a coruja (mocho), o cavalo, o cachorro e o lobo são símbolos sagrados para o Povo Cigano. A verbena, a salvia, o ópio, o sândalo e algumas resinas extraídas das cascas das árvores sagradas, são ingredientes indispensáveis na manufatura caseira de incensos, velas e sais de banho, mesclados com essências de aromas inebriantes e simplesmente usados nas abluções do dia-a-dia, nos contatos sociais e comerciais, nos encontros amorosos e principalmente nos ritos iniciáticos, de uma forma sensível e absolutamente mágica, conferindo grandes poderes.
O grande símbolo geométrico do Povo Cigano é o Círculo Raiado (representando a roda da carroça que gira pelas estradas da vida) provando a não linearidade do tempo e do espaço; e o Pentagrama (estrela de 5 pontas) simbolizando o Homem Integral (de braços e pernas abetos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência. O maior axioma do Povo Cigano diz simplesmente: "A sabedoria é como uma flor, de onde a abelha faz o mel e a aranha faz o veneno, cada uma de acordo com a sua própria natureza".
Para não enveredarmos num velho, carcomido e obsoleto discurso sociológico-político, e para não desgastarmos mais ainda a nossa salubridade cerebral, afirmamos que tudo o que acontece no Planeta, em termos de crise e transformação, afeta de perto o Povo Cigano (tão engajado com a natureza) e faz parte do cotidiano dessa minoria social que apesar do seu pouco grau de autonomia, tenta à duras penas preservar sua valiosa identidade e salvaguardar as peculiaridades de seus próprios conceitos de cidadania, em que pese os avanços tecnológicos, científicos e culturais; as mudanças de paradigmas e o glamouroso processo de globalização.
O Povo Cigano é também uma raça sofrida, discriminada, excluída do contexto sócio-político-econômico (mas nem por isso alienada). Essa raça perseguida por muitas "inquisições", levada aos campos de concentração e aos fornos crematórios da Alemanha Nazista (tanto quanto o povo judeu) continua existindo apesar de todas as expoliações e distorções. Desprovida de meios adequados de sobrevivência, descaracterizada pela modernidade de um falso intelectualismo proletário/urbano essa raça também está à caminho da própria extinção, mas estamos aqui exatamente para resgatar o que restam de sua memória cultural e artística, usos e costumes, simbolismo e tradição.
Para mim, cigana Kalom, descendente desse povo, essa é uma hora em que precisamos estar atentos e vigilantes para ouvirmos uma espécie de "chamado mítico" que a dura realidade planetária está nos fazendo, e nos unirmos em corpo e espírito com as forças maiores que regem esse universo, deixando para os espertos, que se dizem "donos da terra", o alto preço de seus desmandos, desvarios e abuso de poder, nos concentrando, onde quer que estejamos no verdadeiro sentido da valorização humana que perpassa por insondáveis mistérios divinos e praticando com honestidade de propósito os exercícios de espiritualidade e religiosidade que subjaz em cada um de nós, na busca de uma solução para um mundo melhor, sem esquecermos as práticas ecológicas para salvaguardar essa "nau de insensatos" chamada Terra, de seu próprio desastre (palavra que significa: desarmonia entre os astros).
Eu aprendi com meu Patriarca que os ciganos são "povos das estrelas" e para lá voltamos quando morremos ou quando houver necessidade de uma grande evacuação. Há milênios vimos cumprindo nossa missão neste Planeta, respeitando e reverenciando a Mãe Natureza, trocando e repassando conhecimento. No mais, deixaremos à critério da consciência de cada um o "por que" das abomináveis catástrofes (em sua maioria provocadas pela absoluta falta de respeito e conhecimento sobre a biodiversidade do planeta); e de comportamentos sociais e governamentais tão incongruentes com a própria inteligência humana, reduzindo a sensibilidade dos homens a um mero exercício da bio-pirataria para não perder o monopólio de um recurso genético, disfarçado na necessidade técnica e científica da bioprospecção (que é a procura de moléculas úteis à medicina), mesmo que no contexto histórico essa atitude implique na extinção de toda a raça humana.
Deixaremos à critério de qualquer "gadjo" que se preze, o "complexo de culpa ancestral" pela destruição do solo, do ar, da água e das florestas, pois em vez de "progredir com a plena cooperação científica e tecnológica" (como diria o biólogo americano Tomas Lovejoy - especialista em florestas tropicais) o homem moderno destroi seu próprio habitat, em vez de seguir a coerência do argumento socioantropológico que diz que "na sociedade de massas, o raciocínio individual precisa ganhar tons mais coletivos para exercer seu poder e provar sua competência, pressupondo uma melhor qualidade de vida e uma maior tranqüilidade planetária".
Sem precisarmos percorrer outra vez o raciocínio utópico do socialismo científico de Marx-Engels-Lênin-Stálin, necessitamos urgentemente pisar na superfície desse lindo "planeta água" (símbolo da emoção e da sensibilidade que preenche nossos corações) observando não só a violência praticada contra as minorias, como também os incríveis gestos de solidariedade humana mostrados via satélite ou pela Internet, na mesma velocidade da luz ou do pensamento humano, nessa era de virtualidade nem um pouco caracterizada pelas mais elementares virtudes.
Como não sou também nem um pouco virtuosa e acho que o limiar entre o sagrado e o profano é muito próximo, coloco em mim mesma a carapuça de parte dessa imensa culpa pela minha própria acomodação e omissão em alguns setores da vida, e, divido com todos os devedores planetários como eu, o ônus que pago por viver na Terra nos dias de hoje, embora continue achando que é um privilégio karmico poder ser descendente do Povo Cigano. -
Texto: Cigana Sttrada (do Clã Calon)

terça-feira, 8 de março de 2011

A Borboleta




Autotransformação, clareza mental, novas etapas, liberdade, renascimento. A borboleta representa os ciclos da vida, movimento e mudança. Elas possuem um período curto de vida. Elas nos preparam para mudanças e progressos. Quando você se sente estagnado e incapaz de se mover, a evolução entre em cena e lhe dá a força necessária para iniciar as mudanças. O medo é normalmente o maior obstáculo para as mudanças.
A borboleta sai da segurança de seu casulo para se deparar com um novo mundo em sua nova forma confiando em suas asas frágeis em um vôo ainda desconhecido.Insatisfações com sua vida, com relacionamentos e crises lhe forçam a tomar atitudes e promover mudanças radicais. A borboleta lhe trás a mensagem para você se preparar para as mudanças antes que elas caiam sobre você, sem aviso. Lembre-se que em todo fim há um novo começo.

)O(

Sou uma Bruxa por que :


Sempre que abro os olhos, ao despertar, me emociono por mais um dia para viver, livre e comprometida com as coisas e as causas da Grande Mãe. Neste momento, procuro refletir a respeito dos tantos dias que nos foram tirados, por inveja, injúria e cobiça, e peço luzes e força a Deusa Mãe para o dia de hoje.
Sou uma bruxa porque, ao abrir as janelas e respirar o ar da manhã, agradeço à Deusa pelo dom da vida e celebro o Pai ar pela sua presença em mim.
Sou uma bruxa porque, ao me alimentar, celebro aquele bendito alimento e bendigo todos aqueles que contribuíram com seu trabalho para que o mesmo chegasse à minha mesa.
Sou uma bruxa porque, sempre de alguma forma renasce o amor em mim, e minha alma agradecida transmite luz.
Sou uma bruxa porque sempre me envolvo e me comprometo a serviço da justiça e da paz no mundo.
Sou uma bruxa porque estou sempre insistindo em abrir as portas do meu coração, para transmitir os ensinamentos dos antigos e facilitar o despertar da grande arte nos corações dos que me cercam.
Sou uma bruxa porque estou sempre acendendo um fósforo sem maldizer a escuridão.
Sou uma bruxa porque busco a verdade sem jamais me conformar com a mentira e o subterfúgio.
Sou uma bruxa porque sempre renuncio ao egoísmo e procuro ser generosa.
Sou uma bruxa quando sorrio para alguém, mesmo estando muito cansada, pois conheço o valor do sorriso.
Sou uma bruxa quando preparo um chá que vai curar, ou pelo menos amenizar a enxaqueca daquela vizinha chata.
Sou uma bruxa quando tomo um animal em meu colo para lhe amenizar a dor. Quando planto e colho uma erva e agradeço a Gaia por tamanha dádiva.
Sou uma bruxa quando persigo a luz de uma estrela com o olhar e o coração nas trevas que nos circundam. Quando levo a fé nos Deuses por entre linhas, apenas com minhas ações.
Sou uma bruxa quando, em rijo, sinto o rio do sangue da vida que escoa nas minhas entranhas. Quando sou fogo que estimula o coito, e água que transforma e modifica cursos.
Sou uma bruxa porque me aconchego no seio sagrado da terra, voltando ao colo sagrado. Quando abro o círculo invocando os ventos do norte, buscando no canal dos antigos o néctar do renascer.
Sou uma bruxa porque quando falo em liberdade me sinto águia. Quando falo de sabedoria me sinto coruja, e quando falo do belo me sinto arara.
Sou uma bruxa porque estou sempre atenta ao perfume, que não posso derramar no próximo sem que também me atinja, e a lei tríplice se faz em mim.
Sou uma bruxa quando vivencio o sabor do pão partilhado. Quando procuro pedir perdão e recomeçar.
Sou uma bruxa quando me recolho ao silêncio perante um julgamento preconceituoso ou injusto a meu respeito, e entrego ao tempo, o único pólo óptico da verdade imutável.
Sou bruxa quando desenvolvo em meu ser a humildade de viver e morrer como o grão de trigo, para depois frutificar searas de luz, de tenacidade e de esplendor.
Sou uma bruxa porque estou sempre ressurgindo das cinzas como Fênix. E assim, retomo a minha vivência concreta, cujo itinerário principal é a minha Deusa interior, forte, guerreira, translúcida, serena e amorosa a despertar em mim.
Por tudo isso sou uma bruxa!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Horóscopo das Deusas Celtas



ÁRIES

MORRIGAN (Deusa da Guerra)


Morrigan, soberana, ardente e carismática, favorece essas virtudes nos orgulhosos arianos. Incita-os a recuperar a soberania sobre suas próprias vidas, convertendo-os em donos de seu próprio destino.Morrigan possui inúmeros poderes e quando invocada ajudará a todos, principalmente às mulheres, a realizar sua própria magia.Use sua forma como a de corvo ou gralha (figuras ou imagens), e velas pretas como uma ferramenta mágica.Jóias: prata, ouro, aço ou ferro.Cor da roupa: branca, azul, vermelha ou preta.Óleos: hissopo, pinho, óleo do amor, óleo de Cerridwen.Ervas: urtiga, manjerona, pimenta, cominho, coentro.Pedras: Ágata de fogo, topázio, granada, turmalina rosa, jaspe vermelho, hematita, quartzo branco, ametista.Ritual de protecção: Vista uma peça de roupa íntima vermelha nas terças-feiras ou queime um incenso de absinto e uma vela negra.


TOURO

ARIANRHOD (Deusa do Lar)


Na tradição celta, essa Deusa se apresentava de dupla forma, como Virgem e Mãe, Padroeira da Lua, da Noite, da Sexualidade, da Justiça, da Magia e do Destino. Mais tarde, é apresentada como uma Deusa-Mãe, girando a Roda de Prata e transformando-a em uma barca lunar.Como sua Deusa regente é um tipo de Deusa do Lar, que deseja que sua casa seja aconchegante e cheia de amor.É importante lembrar que cada aspecto da Deusa representa um aspecto que você pode reconhecer dentro de si mesma. A conexão com a Deusa Arianrhod poderá lhe ajudar a compreender a tarefa histórica da iniciação feminina.Arianrhod chega na vida da taurina para revelar-lhe a visão do Jardim do Éden Universal, a sua ilha Avalônica Celestial.É uma visão de harmonia e de totalidade. É também, uma visão de justiça entre raças e espécies, onde os dons da vida são incrivelmente bons, embora mortais e efêmeros e, onde você poderá libertar sua afinidade emocional com a natureza.Jóias: ouro e cobre.Cor da roupa: rosa, verde, marrom ou bege.Óleos: cidró, poção do amor, óleo de Cerridwen, rosa, nérole, gardênia.Ervas: flor de maçã, bétula, amora-preta, erva-dos-gatos, margaridas, urze.Pedras: Água marinha, coral, esmeralda, kunzita, lápis-lazuli, quartzo rosa, amazonita, quartzo branco, ametista.Ritual de protecção: Vista uma peça do vestuário na cor verde-claro nas sextas-feiras.


GÊMEOS

MAEVE (Deusa da Caça e da Guerra)


Das figuras femininas da Irlanda, Maeve é a mais espectacular. Ela era a Deusa soberana da Terra com seu centro místico em Tara. Com o passar do tempo à cultura irlandesa mudou sob a influência cristã e então, Maeve foi reduzida a uma mera rainha mortal. Mas nenhuma mortal poderia ter sido como ela, "intoxicante", uma mulher "embriagante", sedutora, que corria com os cavalos conversava com os pássaros e levava os homens ao ardor de desejo com um mero olhar.Ela é a Rainha de Connacht, simboliza o poder feminino e é a personificação da própria Terra e sua prosperidade.Maeve ajuda a ativar o gêmeo-selvagem que vive dentro de você, permitindo que ele lhe traga grandes surpresas no amor e no trabalho.Essa Deusa reforçará seu espírito inovador, ágil e audaz.Pedras: Ágata, coral, crisoprásio, topázio, citrino, olho-de-tigre, quartzo branco, ametista.Jóias: prata, estanho ou platina.Cor da roupa: cinza, azul ou cor de alfazema.Óleos: sândalo, jasmim, olíbano.Ervas: dulcamara, cariz, cedro, madressilva, alfazema, valeriana.Pedras: Ágata, coral, crisoprásio, topázio, citrino, olho-de-tigre, quartzo branco, ametista.Ritual de Protecção: abuse das bijuterias de prata e acenda uma vela cinza todos os sábados para limpar seu campo astral.


CÂNCER

DANA (Deusa Tríplice do Lar e da Família)


Também conhecida como Danu, é a maior Deusa Mãe da mitologia celta. Seu nome "Dan" significa conhecimento, tendo sido preservada na mitologia galesa como a Deusa Don, enquanto que outras fontes equipararam-na à Deusa Anu. Na Ibéria, a divindade suprema do panteão celta é considerada à senhora da luz e do fogo. Era ela que garantia a segurança material, a protecção e a justiça.Dana é uma Deusa Tríplice Estelar que governava muitas tribos. Invoque-a a uma estrela e ela procurará em todos os lugares um amor para você.Deixe a energia do céu agir dentro de você e se entregue às suas mais simples sensações e às suas mais complexas abstracções.Jóias: prata, ouro, platina.Cor da roupa: preta, roxa, azul-claro, prata ou cinza.Óleos: sândalo, jasmim, óleo de Cerridwen, olíbano, mirra.Ervas: rosa silvestre, coentro, anis-estrelado, nenúfar, língua de víbora, rizoma de lírio.Pedras: Turmalina verde, crisoprásio, aventurina, pedra da lua, turmalina rosa, opala, rodocrozita, quartzo branco, esmeralda, ametista.Ritual de protecção: Acenda três velas brancas para a Deusa Donzela, três velas rosas para a Deusa Mãe e três velas amarelas para a Deusa Anciã, rezando sempre:"Deusa das três faces, traga-me o Dom da Lua! No crescente, dê-me coragem; no cheio me preencha de amor; no minguante, sabedoria, virtude e magia!.


LEÃO

MACHA (Deusa da Soberania)


A Deusa Macha foi adorada na Irlanda mesmo antes da chegada dos celtas. Ela é uma Deusa Tríplice associada com Morrigan a Deusa da guerra e da morte. É ligada também a Dana no aspecto de fertilidade da mulher. Seu pai era o "Aed, o vermelho" e sua mãe era Ernmas (druida feminina).Macha é a Deusa-Cavalo que encarna essencialmente o espírito solar, por isso, o meio-dia, hora na qual o Sol está no zênite, é a melhor hora para invocá-laÉ ela que a ajudará a dar um maior realce no seu astral, atraindo riqueza, sucesso e mais dinamismo para a vida das leoninas.Jóias: ouroCor da roupa: amarela, laranja, vermelha ou ouro.Óleos: olíbano, ligústica, heliotrópio, pimenta-da-jamaica, amêndoa.Pedras: Citrino, ágata, turmalina rosa, granada, topázio, quartzo dourado, quartzo branco, ametista.Ritual de protecção: Use uma peça do vestuário amarela em uma Quarta-feira.


VIRGEM

BRIGID (Deusa da Sabedoria e das Artes)


Brigid é a donzela eternamente jovem, que cura as enfermidades, purifica nosso lar, nos defende dos perigos e coloca palavras na boca dos poetas.Brigid ajuda as nativas de virgem a realizarem suas loucuras mais secretas.Está mais do que na hora de você ter uma vida mais interessante, com as energias e a criatividade dessa Deusa. Ponha em prática todos seus sonhos.Jóias: platina e ouroCor da roupa: azul, preta, prata ou rosa.Óleos: cravo, poção do amor, alfazema.Ervas: avenca, calicanto, ginseng, mandrádora, verbena.Pedras: Ágata, citrino, amazonita, hematita, quartzo azul, quartzo fumê, aventurina, quartzo branco, ametista.Ritual de Protecção: Acenda um incenso de verbena em uma quarta-feira.


LIBRA

BRANWEN (Deusa do Amor)


Brandwen é a Deusa galesa do amor e da beleza, similar a nossa tão conhecida Afrodite. É considerada a Vênus dos mares do norte. Ela é uma das três matriarcais da Grã-Bretanha, junto com Rhiannon e Arianrhod e a principal Deusa de Avalon. Em algumas lendas arturianas, Branwen é considerada a Dama do Lago.A libriana é própria reencarnação da Deusa Brandwen. Por via de regra, não gostam de ir a lugares barulhentos, confusos ou perturbadores, mas adoram música, arte e design.Toda a libriana tende a ter vidas domésticas estáveis e a apreciar suas casas, jardins, apartamentos.Esta Deusa aparece na vida da libriana para fortalecer a conexão com a sua própria essência.A busca desta Deusa ajudará a apreciar o seu próprio poder, habilidade e beleza.Honrando Branwen você celebrará com muito amor todos os momentos de sua vida.Reverenciar Branwen e seus princípios femininos a colocará em contacto directo com a magia da natureza e de todas as criaturas.Jóias: Prata ou cobre.Cor da roupa: bege, marrom, ferrugem ou verde.Óleos: flor de maçã, poção do amor, gerânio rosa, urze.Ervas: hibisco, morango, tanásia.Pedras: Berilo, esmeralda, quartzo rosa, malaquita.Ritual de Protecção: Todas às sextas-feiras use uma roupa de cor rosa ou acenda um incenso de rosas.


ESCORPIÃO

CERRIDWEN (Deusa da Fertilidade)


Para os galeses, Cerridwen é uma Deusa Tríplice (donzela, mãe e mulher idosa), cujo animal totêmico é uma grande porca branca. Ela é a mãe que conserva todos os poderes da sabedoria e do conhecimento. Ela é a Deusa que devemos reverenciar nos momentos de dificuldades e anulação de qualquer tipo de malefício. Ela é a Deusa do caos e da paz, da harmonia e da desarmonia.Associa-se a morte, a fertilidade, a inspiração, a astrologia, as ervas, os encantamentos, o conhecimento.A mulher de escorpião, do mesmo modo que sua Deusa regente, nunca se enquadra no meio termo: podem ser refinadas ou não. Tendem também a serem apaixonadas por tudo que fazem e possuem um forte espírito de liderança.Com Cerridwen como aliada, as nativas de escorpião fazem e acontecem, portanto use seu potencial para dar continuidade aos seus projectos de vida que já estão em andamento.Jóias: ouro e prataCor da roupa: vermelha, preta ou branca.Óleos: Poção do amor, sangue do dragão, almíscar, patchulli.Ervas: damiana, dedaleira, lúpulo, trigoPedras: obsidiana, quartzo claro, turmalina preta.Ritual de protecção: Toda as terças-feiras use uma peça do vestuário na cor vermelha.


SAGITÁRIO

SADBH (Deusa da Caça)


Sadbh é a Deusa da Caça e a Senhora de todos as coisas selvagens. Todas as mulheres que possuem esse arquétipo muito activo, são independentes, têm pensamento próprio e são emancipadas.A Sagitariana, como a sua Deusa regente é ativa, jovial, gosta de esportes, está sempre a mil. Elas preferem encontros excitantes, aventureiros, atléticos e ao ar livre, em vez de bombons e flores. Esquemas gentis e românticos tendem a não impressioná-la. Com o temperamento regido pelo fogo, gosta de discordar dos outros, apenas para ter a sensação de liberdade e, até mesmo nas questões do coração, sempre querem ter a última palavra.A Deusa da Caça avisa que com ela sua vida será repleta de emoções e você deve se aprontar para encarar essas mudanças de frente.Deixe as coisas rolarem e aprenda com seus erros e acertos, pois você só crescerá se tiver à coragem de aceitar os desafios.Jóias: estanho, prata, ouro ou zinco.Cor da roupa: azul real, roxa, turqueza ou rosa.Óleos: canela, cravo, jasmim, óleo de Cerridwen, óleo do dinheiro.Ervas: henna, potentia, dente-de-leão, magnólia, asclépia, mirra, estramônio.Pedras: lápis-lazíli, ametista, crisocola e safira.Ritual de Protecção: Acenda um incenso de jasmim por sete dias seguidos.


CAPRICÓRNIO

SCÂTHACH (Deusa da Soberania)


A Deusa Scâthach era conhecida como "a Mulher que semeia o Medo". Deusa cujo reino era a Ilha de Skye (Sombra), onde treinava os jovens nas artes bélicas e na caça.Scâthach ensinou a Cuchulainn as técnicas de guerreiro e também os mistérios do sexo. De acordo com a lenda, ela ofereceu-lhe "a amizade das coxas". Toda a guerreira celta era conhecida como uma furiosa amante erótica, mesmo podendo ser uma temível inimiga.De modo igual à Deusa Scâthach a capricorniana é capaz de governar o mundo e sempre se sentirá atraída por homens fortes e masculinos, que praticam musculação ou exercitam-se intelectualmente. Ela precisa de um homem que tenha físico e cérebro.Scâthach ajudará você capricorniana, a se proteger de pessoas violentas ou ameaçadoras e lhe dará forças para um recomeço de vida.Jóias: ouro, prata, aço, ferro e estanho.Cor da roupa: roupa bege, marrom ou ferrugem.Óleos: almíscar, amor-perfeito, cereja, rosa e abricó.Ervas: flor de maçã, bergamota, amora-preta, bardana, cacau, sabugueiro, hidraste, azevinho, hera, confrey e acônito.Pedras: alexandrita, carvão, geode e kinzita.Ritual de Protecção: Use perfume com essência de rosas toda vez que desejar activar a Deusa para ajudá-la em questões relacionadas a conquistas amorosas ou trabalho novo.


AQUÁRIO

RHIANNON (Deusa das Profundezas e do Outro Mundo)


A Deusa-Égua gaulesa do Inferno, Rigatona ou Ringatona (Itália), Epona (Gália), Bubona (Escócia), Grande Deusa Branca eram alguns dos nomes originais de Rhiannon.Seu nome significa "Divina Rainha das Fadas", sendo considerada uma Deusa da Lua. É também conhecida como a Deusa dos pássaros, dos encantamentos, da fertilidade e do submundo. Ela se identifica com a noite, a emoção, o sangue, o drama.Podemos identificar Rhiannon nas aquarianas, pois como Deusas-Fadas, também gostam do incomum, do alternativo e do estranho. Toda aquariana é uma exploradora, sempre procurando terrenos novos e interessantes a desbravar.Rhiannon deve ser invocada em feitiços que envolvam estrelas e práticas astrológicas.Jóias: Use prata ou cromo em seus ritos.Cor da roupa: cor de alfazema, preta ou branca.Óleos: abricó, limão, ópio, laranja e pêssego.Ervas: noz-moscada, mandrágora, chicória, bardana, ébano, arruda.Pedras: opala, quartzo rutilado, quartzo claro, azeviche.Ritual para protecção: Acenda um incenso de violeta ou use a cor branca todos os sábados


PEIXES

BLODEUWEDD (Deusa do Amor e da Beleza)

Blodeuwedd é uma Deusa feita de flores que representa a beleza natural e vai ajudar você a perceber sua própria beleza natural. Vai ajudá-la também a escolher entre dois amores. Os domínios da Deusa Blodeuwedd abrangem todas as questões relacionadas ao amor, à beleza e à sedução.As mulheres que possuem esse arquétipo activo, gostam de se apaixonar e de fazer amor. Fisicamente, irradiam grande atracção sexual. Quando chegam em qualquer lugar, os olhos masculinos não deixam de percebê-las. Os mistérios e rituais de amor são seus domínios e elas podem passar um bom tempo tramando e planejando seus casos. Entretanto, quando se desilude, é capaz de abrir mão do romance rapidamente.Todas nós experimentamos a influência da Deusa Blodeuwedd quando ovulamos, quatorze dias antes da menstruação. Essa é também a época mais propícia para realizarmos um ritual em sua homenagem, ou para ativá-la.Com a ajuda de Blodeuwedd, as piscianas poderão mergulhar ou surfar num mar de flores e viverão momentos emocionantes. As coisas ruins só "abatem" se encontrarem eco em você.Jóias: platina, estanho, latão ou ouro.Cor da roupa: verde claro, esmeralda, rosa, cor de alfazema, preta, branca, cinza e roxa.Óleos: lótus, lírio, patchulli, hissopo, lima, mirra, fava de cumaru e jasmim.Ervas: agrião, alga, folhas de parreira, lobélia, artemísia, narciso e salgueiro.Pedras: ametista, safira, pedra da lua, conchas do mar, água-marinha, jaspe sanguíneo e quartzo azul.Ritual de Protecção: carregue sempre uma pedra da lua com você.

As 13 linhas da Bruxaria


Descobrindo a Sua Bruxa

Existem 13 linhas originais as quais pertencem as Bruxas Ancestrais; a que sintonizará com você, seguramente pertence a uma delas.

A forma de saber a qual dessas linhas, é perguntando-se qual é seu maior dom; no meu caso por exemplo sempre estive muito sintonizada com o Amor Maior e o Amor Incondicional; por isso “minha” bruxa trata maiormente desse assunto, sendo que quando trata de outros, o faz por esse prisma ou por essa tônica de vibração, o que não impede o trabalho com qualquer uma das outras linhas.

Lhe explicarei passo a passo quais são estas linhas, as Bruxas que as comandam, e tudo o que se refere a elas, mas não darei nomes, pois cada linha têm uma bruxa principal e outras que também pertencem a mesma linha.

Sendo assim, não é possível saber qual o contatará, mas se fizer direitinho o que vou ensinar, uma das Bruxas Ancestrais da sua linha o fará.

A Bruxinha do Bosque

Cor: azul
Erva: milenrama ou eneldo
Dia: sábado
Elemento: Terra
Linha: Abre os caminhos do dinheiro e
organiza a entrada da fortuna na casa.

Encanto de Sintonia

“Bruxinha de milenrama, te dou, me deves,
me deves, te dou
a oportunidade de desfazer
meus enredos com dinheiro.

Bruxinha de milenrama,
Bruxinha, te chamo,
Me deves, te dou
Estes ramos da Mãe Terra,
Me deves, lhe dou
Volta a tua vassoura,
Para que me liberes de
Meus problemas e de meus enredos,
Bruxinha de milenrama”.

Fazer ou comprar uma bruxinha de pano, recheá-la com milenrama seca, montada em uma vassoura, feita da mesma planta, verde ou seca, e pendurá-la no pátio, sem pegar chuva, mas pode tomar sol.

Atar uma fita azul na vassoura, de forma que fique pendurada, e na qual se fazem sete nós.

Recitar o encantamento uma vez por dia, durante sete dias, e ir desfazendo os nós, um por dia.

Esta Bruxinha gosta de fios e tudo o que estiver atado, assim como também da cor azul, por isso é ideal fazer sua roupa dessa cor.

É conhecida como a Fada Azul, da Bela Adormecida.
Nos próximos doze post, irei descrevendo uma Bruxa de cada vez, até completar as doze linhas. Confira!

A Bruxa do Amor
do Equilíbrio e da Amizade

Cor : vermelho ou rosa
Erva : marcela e lavanda
Dia : sexta feira
Elemento : Ar
Linha : Sintoniza os seres com a força do Amor,
o equilíbrio e a amizade.

Fazer ou comprar uma bruxinha de pano, com essas duas cores.
Ela leva em seu coração, (dentro do peito)um par de alianças, que simbolizam o enlace de todos os compromissos de amor e de amizade.

Seu vôo mágico, afasta a tristeza e a solidão, tornando seu lar um lugar pleno de harmonia e de compreensão.
Tolerância é o que ela ensina, pois ela tudo o preenche de paz e tranqüilidade, o que permite que a felicidade reine absoluta em sua vida.

Deve ser colocada em um lugar da casa onde a família se reúne habitualmente: na sala de estar, na cozinha, etc., pois ela gosta de companhia.

Dali brindará ao casal, e a família, e aos amigos, sua magia e sua energia.
Uma vez escolhido o lugar, acender uma vela cor de rosa ao seu lado, e recitar o encantamento deixando a vela queimar ate o final.

Encanto do Lar e do Coração

“Meu lar é o Reino,
meu lugar é o coração,
teu lugar é o Reino,
teu lar é o coração.

Eu canto os encantos
Que enfeitiçam os seres,
Eu danço a melodia
Do Amor e da Paixão.

Sente minha música
e deixa-te levar,
Pelo desejo e a emoção,
e guiarei teus passos
Por caminhos perfumados
Aos lugares
Onde se unem os corações”

A Bruxa da Fortuna

Cor : laranja
Erva : trigo
Dia : domingo
Elemento : Fogo

Linha : traz a cura do corpo e a cura energética dos lugares, elevando tua vida a níveis de energia, que sintonizarão a pessoa com a riqueza.
Se desejas a fortuna e a dita da prosperidade, presenteia esta Bruxinha com a Cornucópia da Abundância, e ela inundará tua vida com as bênçãos da Mãe Terra.

A Cornucópia deve estar num lugar da casa onde receba a luz do sol, ao menos uma vez por dia, ainda que seja de forma indireta.
O encanto deve ser recitado quando a colocar no lugar escolhido, e depois aos domingos.
Se faz de uma massa com farinha de trigo, semelhante ao pão, mas tendo farinha, não é necessário que seja comestível; também se pode pedir a alguém que faz artesanato, que a faça para nós, e quando a tenha, decore-a com espigas de trigo.

Encanto da Cornucópia
da Abundancia

” Meu corpo é um Templo Sagrado,
por isso te peço que o restaures.
Em meu lar e em meu trabalho habita
A energia da Mãe Terra,
Por isso te ofereço, Bruxinha,
A Cornucópia da Abundância,
Onde brilha o Sol do Espírito
Nos trigos maduros,
Para que através dela
Inundes minha vida
Com a fortuna e a prosperidade.

O feitio dessa bruxinha é similar as outras; fazê-la de cor laranja sua roupa, montada numa vassoura feita de espigas de trigo.
Se pendura ela, num lugar onde tome Sol, ao igual que a cornucópia, não precisando ser o mesmo lugar.

Encanto da Fortuna

“Salve Bruxa da Fortuna
Feiticeira das Linhagens Sagradas,
Curandeira poderosa do Corpo e da Alma.

Salve Bruxa da Abundância,
Mui versada nos giros
Da Roda da Fortuna,
Peço tua ajuda em meu
tempo de necessidade,
Para que me abençoes
Com a Fortuna e cures minha vida,
Com a Graça de Teu Existir.”

A Bruxa Valente

Cor : celeste
Ervas : manjericão, carqueja
e louro
dia : sábado
elemento : Terra
linha : é a Guerreira da família,
ela se encarrega do progresso de todos os seus integrantes.

” Sou a Guerreira que chega para ajudar-te a vencer as batalhas diárias, de forma que você e sua família possam progredir.
Gosto da cozinha, o coração da casa; deixa-me ali, e eu usarei minha magia em poções, encantos e feitiços, que farão de seu lar um belo lugar para viver”.

O lar desta Bruxa é a cozinha, preferentemente perto das panelas, pois ela utiliza o fogo do fogão e a energia dos alimentos para fortalecer a união da família e a harmonia do lar.
Depois de confeccionada, de sua cor, celeste, colocá-la no lugar antes mencionado, para fazer o encanto de sintonia.

Encanto de Sintonia

Primeiro tomar uma jarra com água pura, e ir derramando devagar a água, enquanto se recita o seguinte encanto:

“Bruxa valente,
é teu Nome que chamo,
ensina-me a lutar o bom combate.

Ensina-me sobre a honra,
o valor e a coragem,
para que meus dias sejam Sol,
para que minhas noites sejam Lua,
para que minha vida
seja pura e cristalina,
como este liquido que derramo,
semelhante a água das cascada;
para que seu murmúrio embale os sonhos
de progresso de minha família.

Bruxa Valente, a ti te chamo,
Para que com teu vôo mágico,
eleves nossa condição de vida
e nos faças prosperar.

A Bruxa mais Anciã

Cor : purpura ou bordo
Erva : coentro, sinamomo e louro
Dia : quinta feira
Elemento : Terra

Linha : traz sorte e abre os caminhos dos seus protegidos,
colocando as conquistas ao alcance da mão.

Depois do feitio da Bruxinha, montada numa vassoura, pendurá-la num lugar alto perto da entrada da porta principal da casa, e se recita seu encantamento, todos as quinta-feira, quando amanhece e quando anoitece, e o dia que se coloca ela em seu lugar.

Encanto de sintonia

Ao clarear do dia
se esconde a noite,
ao cair da noite
se esconde o dia.

Tudo são luzes e sombras,
sombras e luzes,
claros e escuros,
escuros e claros.

Da luz eu venho
e nela me deslizo,
desde o eterno começo
ate o infinito final.

Minha luz é a Mãe Terra
minha Terra é a Luz;
minha escuridão é o Céu
meu Céu é minha escuridão.

Nós somos
pela Graça no infinito,
nós vamos
pelo infinito na Graça.

Tudo são dádivas
e bênçãos,
que nas sombras da luz
nos esperam.
Tudo são luzes e sombras
que nas bênçãos eternas
se doam a nós.

Nós somos as filhas
da Terra Sem Sombras,
nós somos a escuridão
na luz,
nós somos o feitiço
da Sabedoria Encantada.

Eu reclamo meu lugar
na luz,
eu tomo posse da minha Terra,
eu exijo para mim mesma/o
as dádivas e as bênçãos
do Cosmos,
Eu torno pleno este lugar,
da Sombra da Fortuna,
e da Luz da Sabedoria.

A Bruxa da Energia

Cor : Laranja
Pedra : enxofre
Fruta : vergamota
Legume : cenoura
Runa : M Ewas, progresso
Elemento : Fogo
Linha : muda a sorte da pessoa, de pior a melhor e a sintoniza com
o trabalho.

Para beneficiar-se de sua energia, tomar um banho de mel (uma colher sopa em um litro de água pura) todos os dias, ate obter o que deseja; recitar o encantamento despois dos banhos. Seu lugar é em qualquer corredor da casa.

Depois de colocá-la em seu lugar escolhido, recitar este encanto contra todo mal:

Ter dentro de casa, em qualquer lugar, ou no mesmo corredor que a bruxinha, uma muda de violeta e uma muda de urtiga juntas, no mesmo vaso de cerâmica, e recitar frente a as plantas uma vez por semana:

Encanto de Sintonia

“Não me alimentarei de vermes,
não me renderei perante a Vida,
não sucumbirei ante a morte.

Não me deterei perante um não,
não serei eu quem diga sim.
Não me casarei com o vil irmão,
da pobreza e da necessidade.

Sou Bruxa, Sou Mulher, mas não sou humana,
não pertenço aos homens ou a suas idéias;
por isso posso mudar sua constituição.”

Se recita o dia que se coloca a Bruxinha no corredor, e depois sempre que seja necessário.

A Bruxa Escudeira

Cor : prateado e verde
É uma Mestra de Runas
Seu elemento é o Fogo
Sua erva é o azevinho e a menta
Lugar : qualquer lugar da casa
Linha : bloqueia as ações dos inimigos (ataques)

O feitio desta bruxinha é igual ao das outras; pode ser sentada, ou em pé, ou montada na vassoura, ou agarrando a vassoura estando de pé.

Pelo que sei todas elas devem ter sua vassoura, feita puramente de suas ervas ou misturada com alguma outra; cuidando sempre as sintonias.

Por exemplo, não seria bom usar cinamomo na vassoura da bruxinha do Amor, já que é uma planta de luta, e assim por diante.

Encanto de Sintonia

Eu (seu nome magico) construo este circulo de Poder Real
com a Nada, o Vazio, a magia do conhecimento,
através da Sabedoria Encantada.

Eu………………desenho nas estrelas do infinito
a cura e a proteção,
e com ela protejo a (nome da pessoa ou
pessoas que se deseja proteger)
de forma que ela/as possa/am ser liberada/as
das forças escuras das trevas.
A conexão com o mal
foi cortada, a Vida foi preservada,
Pelos séculos dos séculos, Amém.

A Bruxa Guardiã

Cor: todos
Elemento : Água
Ervas : sete ervas : artemísia, erva doce, levante, cominho, manjericão, menta e marcela.
Lugar : sala da casa
Linha : protege as outras Bruxas, ajuda seus protegidos/as humanos/as, a tomar decisões e lhes confere sorte em abundância.

Depois de confeccioná-la, e dar-lhe o maior colorido possível a suas roupas, colocá-la no lugar determinado e recitar o seguinte encanto:

Encanto de Sintonia

“Minha Alma é de Guerra,
Minha consciência é de Paz,
Minha Vida é um caudal de Amor
Que flui por todo o sempre.

Tua Guerra é contra Minha consciência,
Tua paz é o eixo da Minha Alma,
Teu Amor lhe da significação
Aos meus dias de solidão”

A Bruxa das Encruzilhadas

Cor : preto
Elemento : Água
Erva : Espada de São Jorge e de Santa Barbara
Linha : impede a aproximação dos inimigos.

O processo de confecção é o mesmo que para as outras bruxas; seu lugar é na sala, ou na peça, ou hall de entrada, ou corredor onde se encontra a porta principal da casa.

Encanto de Sintonia

“Quando ameaçam-me, as criaturas escuras,
me protejo através do que Sou
desde o mais profundo de Mim mesma
invoco tudo o que preciso.

Sou inalcançável, pois me coloco
alem de qualquer coisa
que possa destruir-me ou
fazer-me qualquer tipo
de dano.

Eu danço a melodia da Vida,
e isso me nutre e me protege.

Sou, o que sou
e nada pode mudar isso;
Sou inalcançável,
E nada pode ferir-me
A não ser que eu o permita.

Aos inimigos lhes digo:
tentem ferir-me,
o risco é seu….

A Bruxa Donzela

Cor : verde Escuro
Elemento : Água
Erva : carqueja e carquejinha, marcela e louro.

Linha : traz crescimento em qualquer área da Vida.

Lugar : perto do Altar, como gosta de peixes, é bom ter um aquário por perto dela, ou uma vasilha com água, pedras e coisas do mar. Se faz ela ou se compra em uma loja, igual as outras.

Encanto de Sintonia

Sou o movimento perpetuo,
Sou o balanço das horas,
Sou o Impulso Primordial
de crescimento e expansão
que vive em todos os Seres.

Sou, a cadência rítmica,
do desejo de evolução
que impulsa o desenvolvimento,
para que realizes tudo o
que possas cumprir.

Sou a semente,
que germina e que brota
alimentada pelo teu desejo
de superação, e que te dirige
a horizontes mais amplos
e felizes.

A Bruxa da Sabedoria

Cor : Preto e Violeta
Elemento: Éter
Erva : Hera e Romero ou Alecrim
Linha : conhecimento do que foi Instituído
antes do Tempo dos Homens.
Lugar : escritório, ou lugar de estudos ou pesquisas

Esta Bruxa não deve ser procurada, o melhor é deixar que Ela venha a nós; e isso se consegue entrando numa linha de investigação dos assuntos sob sua regência, mencionados acima.

Se Ela achar um aluno/a merecedor de sua atenção, você a encontrará, ou a ganhará de presente.

Encanto de sintonia

“Te consagraram a Mim,
numa noite de turfeiras,
quando a escuridão,
cálida e úmida
impregnava os Bosques
ao final da Lua.

Por isso te fizeste Minha,
para poder começar,
pois ao final dos Tempos
ainda estarei eu, embalando teus sonhos,
em berços de algodão,
Juntando flores em desejos,
e soprando-as ao vento,
cantando antigas historias
enlaçadas com os fios de prata,
que unem tua cabeleira e a Minha.

És Meu espelho terrestre, e Eu,
Sou teu espelho Celeste;
Somos duas Luas Negras,
a espera dos dourados raios Solares,
que recorrerão nossas raízes,
fazendo a Vida florescer novamente.

Te consagraram a Mim
numa Lua de Primavera,
uma Lua Tardia
que nos submergiu na mais
profunda Escuridão Terrestre,
para que nunca esqueçamos
Uma da Outra.

A Bruxa Cozinheira

Cor : Branco
Elemento : Ar
Ervas : Canela, cravo, noz moscada.
Linha : Criatividade

Ela traz o néctar da Vida, mas pede que não esqueçamos de buscar nosso próprio alimento, que não é somente para alimentar o corpo, como também, trata de nutrir a Alma e o Espírito.

Adora estar na cozinha, mas também gosta de estar nos atelieres de artesanato, ou salas de costura, ou na própia maquina de costura, ou qualquer lugar onde se criam coisas.

Quando cozinhar pães com farinha de trigo ou alimentos com aveia, convide-a a cozinhar com você, colocando um pouco de ambas farinhas em seu altar ou no jardim da casa.

Ela lhe devolverá cada grão, aumentando de forma exponencial sua criatividade.

Quando precise sua ajuda, ofereça-lhe uma colherada de farinha de trigo, no jardim, diretamente sobre a terra, se esta ventando melhor, pois suas ajudantes, as Fadas, transformarão a farinha com as ráfagas de ar, numa chuva de idéias criativas sobre sua mente.

Encanto de sintonia

“Eu crio e recrio todo tipo de coisas,
com aromas e sabores
de grandes amores.

Eu planto sementes de pensamentos,
para que germinem
regadas com a água de teu desejo.

Os grãos que me ofereces, e
que moerei a Luz do Luar,
serão a base, com a qual
executarás tua obra prima,
para que tua vida seja plena,
e fértil de idéias, novas e originais.

Alegra-te e bate palmas,
dança a melodia da Vida,
porque sem alegria, nada
pode ser criado”

Recitar o encantamento, enquanto ouve uma musica que nos faça feliz, algo com movimento; se desejar pode dançar; também coloque algo de grãos no altar ou no jardim durante este encanto.

Se cozinhar com ela, terá pequenas sugestões em sua mente, sobre como condimentar a comida, e coisas pelo estilo.

A Bruxa Justiceira

Cor : marrom e amarelo
Elemento: Ar
Erva : Salvia e manjerona
Linha : estudos, exames, e tudo o relacionado com papeis, processos judiciais, e assinatura de todo tipo de contratos.
Dia : quarta feira
Lugar : biblioteca ou onde se guardam os livros da casa.

Ao colocá-la no seu lugar, acender uma vela das duas cores preferidas dela, antes de recitar o encanto.

Encanto de sintonia

Sou a Aurora que desponta um novo dia,
Sou a Balança da Justiça,
Sou o equilíbrio dos fatos
que chega a sua Vida, para que tudo
siga seu curso segundo a la Lei.

Quando adormecem as estrelas,
me deslizo pelo Céu escuro,
e realizo meu vôo mágico,
acendendo a Luz, que afasta
os problemas e a injustiça
do seu caminho.

Mas escolha bem, e escolha com cuidado
as batalhas que decida lutar,
pois somos todos iguais
perante a Lei da Vida;
e a Estrita Justiça Espiritual,
objetiva e concreta, da o veredicto
sobre sua causa… Eu somente a executo.

Com Carinho

Blodeuwedd



Não tenho pai
Não tenho mãe
Todo meu sangue
Todo meu corpo
Foi obra da magia de Gwydion
Que me deu forma de nove flores
Para o encanto e deleite de todos os homens.




Bloudeuwedd é a bruxa das Flores, da terra, da sabedoria, dos mistérios lunares e iniciações. Seu nome significa "Face de Flor" ou "Flor branca"

Esta bruxa está associada à madrugada e ao May Queen.

A fase da lua que representa Blodeuwedd é a Lua Escura, época de total introspecção. O vento frio carrega seu nome e suas cores são o branco e o preto.

Na Roda do Ano, Blodeuwedd associa-se as festividades de Samhaim. Em sua honra, deve-se nesta noite, acender tochas, escrever seus pedidos para o novo ano que se inicia e queimá-los nelas.

Blodeuwedd foi criada por Math e Gwydion, a partir da florescência de nove flores.




 A MULHER IDEALIZADA PELO HOMEM



Mediante seus feitiços e a partir das flores, ou seja, da natureza em plena evolução, Math e Gwydyon "fabricam Blodeuwedd. Math é o Senhor da Magia e trabalha as forças da natureza, porém como ele é impotente, será Gwydyon quem desempenhará a função de pai.

Ogham



Alfabeto das árvores (Ogham)

Ogham é a mais antiga forma de escrita da Irlanda e Escócia. Atualmente, pode ser encontrada inscrita em centenas de pedras altas e estreitas, nas paredes de algumas cavernas, e também em objetos de ossos, marfim, bronze e prata. Originalmente, a escrita ogâmica foi especialmente desenvolvida para ser usada em bastões. A palavra “bastões” tem raiz etmológica na palavra “basco” para designar “alfabeto”. Na linguagem dos celtas, a palavra agaka é uma aglutinação de aga-aka-aga, que significa bastão ou vara, e akats, que significa entalhe. Todavia, em seu significado prático, a palavra agaka está mais para “escrita” do que para “alfabeto”. Mais especificamente, tratava-se de um bastão onde os entalhes ogâmicos transmitiam uma mensagem.

Simbologia do Triskle

Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.
Exemplos:

* nascimento, vida e morte
* corpo, mente e espírito
* céu, mar e terra



Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento.
Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas.
É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.
O triskele é um antigo símbolo indo-europeu.
Também era utilizado por povos germânicos e gregos.
Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado.
A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado.
Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa.
Ademais, temos uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma).
Assim sendo, fica clara a importância do triskle para a religião da Deusa.
Sua presença em achados arqueológicos em terras celtas, da Irlanda à Europa Oriental, atesta sua ampla adoção pelos Antigos.
A iconografia continental atribui grande ênfase ao simbolismo da tríade, o conceito da triplicidade e o conteúdo mítico-literal ausente no continente é amplamente fornecido pela infindável variação desse tema na literatura irlandesa e galesa.
Entre o Antigo Povo Celta haviam muitos Símbolos de Poder, como hoje no Cristianismo temos a Sagrada Cruz por exemplo.
Um dos mais conhecidos Símbolos de Poder para os Celtas chamava-se "Triskle" ou " Triskelion ".
Este Símbolo é o mais encontrado na Arte Celta que data aproximadamente de 1.800 Anos antes de Cristo.
Triskelion pode ser representado como uma Estrela de 3 Pontas que são geralmente curvas, dando a idéia de Movimento.
Também pode ser representado por 3 Espirais Concêntricas.
O Número 3 dentro da Magia Celta e na Magia Natural de hoje é considerado um Número Poderosíssimo e sempre esteve presente na Magia Celta.
Sua Entidade Maior, a Grande Deusa em sua Tríplice Manifestação (Donzela, Mãe e Anciã), também ali estava presente em toda a Manifestação da Vida, a começar pelas Estações do Ano, cuja divisão Primitiva era Primavera, Verão e Inverno.
Triskelion é ainda um Símbolo que pode ser usado como Ornamento, emoldurando outro enfeite qualquer, pois é antes de tudo um Símbolo de Proteção.
Um Brinco com 3 Pedras em Ramos de Flores é uma nítida Alusão ao Símbolo de Proteção Triskelion, Triskele ou Triskle.
Agora que você já conheceu um pouco deste Mágico e Benéfico Símbolo de Poder do Antigo Povo Celta, começe a observar melhor as Bijouterias e/ou Jóias com mais atenção.
De certo, começará a reconhecer Símbolos Mágicos de Proteção e Poder em cada uma destas Peças, que normalmente são reconhecíveis somente por Estudantes e/ou Praticantes de Magias Benéficas e até mesmo por determinados e experientes Ourives.


Em suma, o símbolo Triskelion celta e significa prende-se com a concorrência do homem a progredir.
O termo grego Triskelion literalmente significa "três pernas", e de forma adequada, este sinal parece muito bem como três pernas correndo.
O Triskelion (também designado por triskele, triquetra ou fylfot) Celtic símbolo significado detém dois grandes componentes ou níveis de simbolismo.
Primeiro - quando se observa este símbolo, somos tomados com o conceito de movimento. Todos os três ramos (pernas, saliências, ângulos) estão posicionados de tal maneira, de modo a tornar o símbolo aparecendo como se estivesse em constante movimento para a frente.
Isto não é acidental, sentimento de movimento, neste símbolo, representa:

· ação
· ciclos
· progresso
· revolução
· concorrência
· avançar


Em segundo lugar - as três saliências (pernas, ângulos, ramos, etc) são de significativa importância simbólica. No entanto, dependendo da época, região, cultura, histórias mitológicas, etc.
As diversas representações dos três saliências encontradas na Triskelion são:

1. Espírito, Mente , Corpo
2. Pai, Filho, Espírito Santo
3. Mãe, Pai, Filho
4. Passado, Presente, Futuro
5. Poder, Intelecto, Amor
6. Criador, Destruidor, Sustentador
7. Criação, Preservação, Destruição


Todas estas simbologias (e ainda mais) podem ser designadas para cada uma das pontas encontradas no Triskelion.
A combinação desses dois componentes (emoção & atributos) nos leva a concluir que este símbolo celta tem como significado uma história de marchar à frente no esforço de chegar a entendimento (no contexto de uma das muitas tríade dinâmica listadas acima).
É interessante notar lado que o número 3 é um nº de energia infinita.
Uma representação do número três associa-se com as três principais fases da lua (nova, meia-lua, cheia).
Quando acrescentamos as implicações lunares para o significado da Triskelion temos:

· mistério
· feminino
· intuição
· subconsciente
· espiritualidade
· iluminação
· desejo oculto


Como você pode ver, o significado do símbolo celta Triskelion é muito maior do que apenas "três pernas.
Quando se combinam as variáveis listadas aqui com o conceito de movimento e de evolução e iluminação, nós identificamos que o significado do símbolo celta Triskelion tem conotação muito mais ampla.
Em suma, a soma dos significados deste símbolo celta é:

· crescimento pessoal
· desenvolvimento humano
· espiritual expansão